top of page

Estágio Curricular  Supervisionado  -  ECS Enf

Getty Images - 1253398698

O estágio curricular supervisionado está institucionalizado e contempla carga horária adequada, orientação cuja relação orientador/aluno seja compatível com as atividades, coordenação e supervisão, existência de convênios, estratégias para gestão da integração entre ensino e mundo do trabalho, considerando as competências previstas no perfil do egresso, e interlocução institucionalizada da IES com o(s) ambiente(s) de estágio, gerando insumos para atualização das práticas do estágio.

 

O Estágio Supervisionado é concebido como um conjunto de componentes curriculares articulados e norteados pelo princípio da relação teoria-prática, numa perspectiva de reciprocidade e simultaneidade, e dinamicidade.

 

A atenção dos atores, coordenação, alunos e professores, com esse processo de vinculação da teoria a atividades práticas e significativas é capaz de criar um diálogo tal entre esses processos, que o resultado seja o enriquecimento mútuo, da teoria e da prática.

 

O Estágio Supervisionado é um dos componentes responsáveis pela integração, ao longo do curso, dos conteúdos de formação humanística, e específica, nas dimensões técnica, política e ética.

 

Considerando-se a opção da IES pela adoção de um núcleo temático, como prevê o parágrafo 3º do art. 7º da Resolução 4/2007 CNE/CES, serão destinados 40% da carga horária do estágio em campos compatíveis com essa escolha. Serão Instituições autônomas, outras vinculadas a órgãos públicos/privados, etc.

Campo de estágio Por conta do perfil do curso e do egresso que a IES pretende formar, o campo de estágio priorizará instituições que desenvolvam atividades que busquem a substituição do modelo centrado em instituições públicas de saúde, como hospitais, focados na doença e desarticulados do sistema público vigente. Portanto, serão privilegiados compôs de estágio que induzam atividades de prevenção da doença, por meio do cuidado. De forma interdisciplinar; a IES já conta com convênio com as redes públicas de saúde e com instituições privadas de promoção de um estilo de vida mais saudável.

 

As áreas são as seguintes:

●Atenção básica

●Hospitais

●UBS

●Clínicas ambulatoriais

●promoção de saúde coletiva e prevenção de doenças.

 

 

O Estágio Supervisionado, como componente curricular, integra o ensino e, em decorrência do caráter reflexivo do qual deve se revestir, ocupa no projeto formativo uma dimensão análoga à dos demais componentes. Tem um papel fundamental na formação do profissional como agente de mudanças, articulando-se às disciplinas de formação, às Atividades Complementares e ao Trabalho de Conclusão do Curso. Esta correlação teoria e prática é essencial para a formação do futuro profissional no sentido de fomentar uma profissionalidade que tem como exigência um fecundo movimento entre saber e fazer na construção de significados para a gestão, a administração e a resolução de situações-problema próprias do ambiente profissional.

  

89483992_191221182183050_1352457706004011_n.jpg
bottom of page